Páginas

28 setembro 2017

Resenha: Quem tem medo da noite? - John Marsden (Amanhã#6)

|
Editora: Fundamento
Ano: 2010
Páginas: 212

Uma guerra destrói prédios, casas e pontes de um país, assim como vidas inteiras, o jeito de ser e de pensar de seus habitantes. Será que Ellie perdeu para sempre sua doçura e sua gentileza? 

O destino colocou outra vez Ellie e seus amigos diante de um desafio: cuidar de um grupo de órfãos da guerra, extremamente afetados pelo horror que viram e viveram. Não vai ser fácil para cinco adolescentes - um pouco mais velhos que essas crianças - tomarem para si essa grande responsabilidade. 

Enquanto provam, com a ajuda das crianças, que ainda há espaço para a esperança e a afeição em seus corações, Ellie, Fi, Homer, Lee e Kevin não podem esquecer que a morte os espreita em todos os lugares. Os cinco lutam para escapar de perigosas armadilhas e precisarão de muita força, coragem e sangue-frio para sobreviver ao inimigo que invadiu sua pátria e lentamente se aproxima do único local seguro para eles. Será esse o fim de Ellie e seus amigos? 


Quem tem medo da noite? é o sexto volume da série que foi escolhida como a mais fascinante pelos jovens leitores nos EUA, na Suécia e na Austrália. Uma história que prende o leitor do início ao fim. Este livro vai ficar na sua memória para sempre.



Classificação:      




Pode conter spoilers dos volumes anteriores


"Não houve mais tempo para qualquer outro plano a longo prazo. Desde o dia em que os bombardeios passaram trovejando no céu e que os tanques e os comboios avançaram pelas nossas estradas, só tivemos tempo para uma coisa: sobreviver. Toda a nossa energia passou a ser usada nisso." Página 9


Quando comecei a ler a série Amanhã não imaginava o quanto ficaria apaixonada pela história, que - sem dúvidas - é uma das mais criativas e emocionantes que já tive a oportunidade de ler. A cada livro, meu amor por essa série cresce e todos os volumes são extremamente importantes para a coleção e não foram feitos apenas para aumentar as vendas. O primeiro foi meu favorito, mas é interessante ver o quanto os personagens e a série em geral cresceram com o passar dos volumes e sem dúvidas tenho certeza que o próximo, e último, livro será excepcional. 

Neste sexto volume, Ellie e seus amigos estão se virando nos arredores de Stratton e estão abrigados na casa da avó de Ellie, que encontraram abandonada, mas com poucos mantimentos. Em Vingança em Chamas, os jovens encontraram um grupo de crianças que estavam sobrevivendo em Stratton sozinhas, este grupo acabou roubando algumas coisas de Ellie em uma emboscada, e ela tentou contato deixando comida para as crianças, porém sem sucesso. Apesar de ser ignorada, Ellie buscou se aproximar novamente dos garotos e ao ser surpreendida pelos invasores acaba conseguindo fugir para o Inferno com seus amigos e cinco crianças. Durante a viagem, Casey acaba fraturando o braço e as crianças estão bem arredias. Depois de muita briga e chantagem, eles aceitam ficar na mata com Ellie e os amigos, porém uma briga acontece e as crianças se perdem, após muito procurá-los Ellie e os amigos os encontram, mas uma das meninas acabara morrendo.

Esse livro trata bastante da relação criada entre Ellie e seus amigos e as crianças reféns da invasão, mostra como apesar de pequenas são lutadoras e cada uma com sua história de vida e órfãs buscaram cooperar com os companheiros para que todos sobrevivessem à margem da invasão. É interessante ver como o instinto maternal aflorou em Fi e Homer virou o pai da galera, já Ellie continua revoltada com tudo, mas sempre busca proteger a todos. 



"A manhã toda eu tinha me forçado a andar pelo canal, movida pelo meu medo e pela minha determinação. Não tinha me permitido sentir o cansaço e o desespero que estavam se acumulando dentro de mim como água numa barragem; só que era uma  barragem com uma parede muito fina, que estava cedendo nos pontos mais fracos, ameaçando arrebentar e me inundar por dentro." Página 80


Quem tem medo da noite? manteve o ritmo dos livros anteriores e ao que parece a invasão está próxima de seu fim. Personagens que já estavam esquecidos, pelo menos por mim, voltaram nas últimas páginas para mostrar ao leitor que logo terá uma definição para a vida de Ellie e seus amigos, apesar de nunca mais terem a vida que tinham antes. As crianças de Stratton foram uma boa adição para a história, conseguiram trazer mais sentimentos à tona com o passar das páginas, deixando o leitor imaginando uma garotinha de sete anos sozinha em meio à invasão como foi o caso de Natalie, que já é a minha favorita. 

Com a leitura fluida, este livro me fez ficar com ainda mais vontade de concluir a série e desejando que a Netflix compre os direitos da série e a adapte para a TV, já que a antiga detentora dos direitos ainda não se pronunciou para produzir uma continuação. Com relação aos aspectos editoriais mantenho o que já mencionei nos livros anteriores sobre as capas, que são bem chamativas e mantém um padrão para a identificação visual da série. A diagramação é simples e o início dos capítulos sempre conta com um elemento presente na capa, já a revisão está boa e sem erros. Com o último capítulo de Quem tem medo da noite? fiquei com vontade de começar em seguida o próximo livro, porém vou baixar um pouco expectativa para não me decepcionar, apesar de ser praticamente impossível já que a cada livro John Marsden tem me provado o quanto essa história é excepcional. 


"A guerra tinha mudado muitas coisas ou a maioria delas, mas a Fi ainda continuava inocente, intocada pela maldade, como era no começo. Não sei como conseguia." Página 166


9 comentários:

  1. Como ainda não iniciei esta série dei uma " olhada" por cima, e realmente dá para perceber como curte a série. Irei pesquisar mais sobre ela. Sempre fico ainda mais interessada quando poderá ter adaptação ou filme sobre algum livro. Bacana a gente poder ficar na expectativa para a continuação de alguma série!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa série, não costumo ler muitos livros com tema de guerra, na verdade acho que nunca li nenhum livro com esse gênero, deve ser realmente bem difícil para 5 adolescentes cuidarem de crianças órfãs, ainda mais sabendo que elas trazem um risco maior a vida deles, pelo tanto de elogios que você fez a essa série acho que vou dar uma chance a ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não é muito meu gênero, porém sempre é bom ler coisas novas!
    Nunca ouvi falar dessa série e gostei bastante da sua resenha, dá para ver que gosta muito!
    Irei dar uma olhada. Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    Tão bom quando nos envolvemos com uma série e ela não perde o ritmo no decorrer dos livros, principalmente quando é uma série longa.
    Gostei de ver que as personagens vão amadurecendo e que personagens que estavam esquecidos nos outros livros, retornam nesse.
    Parece ter muita ação e emoção.]/e o melhor, a leitura é fluida e rápida.
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafa ;)
    Já conhecia a série Amanhã "de vista", mas nunca pensaria que se trata de uma história tão apaixonante... e que bom saber que você gostou tanto e foi uma das séries mais criativas que você já leu!
    Fiquei curiosa para saber mais da história e dessa tal invasão, parece um livro bem criativo mesmo *-*
    Enfim, obrigada mesmo pela dica, já adicionei na lista de leitura! Espero conseguir ler em breve
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu já disse que não tem mais jeito, né?
    Agora é só comprar os livros logo e me apaixonar tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  7. Faz um tempo já que eu estava com vontade de ler esta serie, mas eu ficava me perguntando se os livros manteriam os ritmos com o decorrer dos volumes, fiquei feliz em saber que pra você eles continuam ótimos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei do livro, tem uma premissa muito boa. A história do livro é muito boa, não tinha conhecimento dessa série mas gostei e espero ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafaella,
    Engraçado que quando comecei a ler as resenhas desta série aqui no blog, não estava esperando um crescimento tão significativo da história, mas estou muito feliz de ver que o autor está sabendo explorar bem a trama. Ainda acho bem chocante ver crianças ter que lutar pela sobrevivência mas ao mesmo tempo me surpreende com a coragem e garra demostrada a cada livro, principalmente de Ellie que assume um papel de grande responsabilidade nesta aventura.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!