Páginas

09 março 2018

Resenha: Números de Azar - Anne Holt (Hanne Wilhelmsen #2)

|
Editora: Fundamento
Ano: 2017
Páginas: 216

Três crimes. Três códigos. Muito sangue. Nenhum corpo. Quando o calor aumenta… a violência.

Em meio ao verão de Oslo, a detetive Hanne Wilhelmsen é enviada para a cena macabra de um possível assassinato. Em um galpão abandonado, há marcas de sangue por toda parte e, na parede, uma intrigante sequência de oito dígitos escrita com o líquido vermelho. Mas não há sinais da vítima. As pistas são escassas. Nos dois sábados seguintes, o horror se repete. Outros locais, números diferentes. Seria uma brincadeira de mau gosto ou a assinatura de um serial killer? E a questão mais importante: onde estariam os corpos?

Contando com sua habitual sagacidade, a obstinada Hanne corre contra o tempo. Ela só tem cinco dias até o próximo sábado... Mas o que fazer quando a linha que separa o certo do errado começa a se fundir e o sangue derramado pode manchar não só as mãos de inocentes como também a reputação do departamento de polícia onde ela atua?

Uma história vertiginosa. Um final surpreendente.


Classificação:   


"Não era mais assim. Ele era um homem. Uma pessoa que decidiu vir. Que escolheu a vida dela. Ele poderia tê-la deixado em paz, poderia não ter feito aquilo, poderia ter escolhido outra pessoa. Mas foi dela que ele se apoderou; com os olhos abertos, deliberadamente, de propósito." Página 134


Números de Azar é o segundo livro da série Hanne Wilhelmsen, lançada pela Editora Fundamento e de autoria de Anne Holt. Como no ano passado pretendia ler a série Amanhã, acabei não lendo outros autores publicados pela Fundamento, mas ao terminar a série decidi deixar as séries do John Marsden em espera e solicitar livros diferentes, então assim que recebi o e-mail com os lançamentos bati o olho em Demônio ou Anjo e como não havia lido nada da Anne Holt - apesar de ter lido várias resenhas sobre as obras dela - e aproveitei para pedir Números de Azar, porém assim que as obras chegaram percebi que eram o terceiro e segundo livro de uma série, respectivamente. Então, galera, palmas para a burra (HAHA). Porém, apesar de serem pertencentes à série, consegui fazer a leitura de Números de Azar tranquilamente e já engatei a leitura de Demônio ou Anjo.

Hanne Wilhelmsen é uma das detetives da polícia de Oslo e apesar de estar bem familiarizada com a equipe com que trabalha, esconde alguns detalhes de sua vida por medo de julgamentos por parte de seus colegas. Quando a cidade começa a passar por uma onda de calor, é também afetada pelos "Massacres de sábado à noite", ou seja, grandes quantidades de sangue são encontradas, uma série de números no local do crime e nenhum corpo para fazer a identificação. Enquanto a força policial buscava pistas de quem seria o responsável pelos massacres, uma garota é brutalmente violentada em sua casa e Hanne assume o caso, o que causa o descontentamento de sua companheira Cecile, já que a investigadora precisaria passar mais tempo na delegacia do que com ela. 
Aos poucos os pontos vão se conectando, então Hanne tem uma perspectiva geral da motivação e, agora, está correndo contra o tempo para salvar outras vítimas em potencial. Não vou prolongar muito essa parte sobre a história para não dar spoilers, porém a forma com que a autora conduziu a história foi interessante e o desfecho inesperado. Apesar de achar um tanto confuso no início porque a história se passa na Noruega, aos poucos fui pegando o ritmo da leitura e terminei a obra rapidamente. 

Sobre a edição preciso elogiar o capricho da Editora Fundamento com a capa e diagramação, os detalhes simulando pingos de sangue no interior do livro ficaram sensacionais e retomam o que foi trabalhado no título exposto na capa. O único ponto que deixou a desejar foi a revisão, já que encontrei vários errinhos durante a leitura. Como sou apaixonada por histórias policiais pretendo continuar a ler a série que tem 4, dos dez livros, já lançados pela Fundamento e acompanhar os mistérios a serem desvendados por Hanne Wilhelmsen



"Quando finalmente se acalmou, passou a saborear uma espécie de satisfação apaziguadora, pois uma atitude seria tomada; ela ficou atônita. Isso era loucura, pura e simples. Você não pode simplesmente matar pessoas. Mas, se alguém tinha que fazer isso, seria ela." Página 156


12 comentários:

  1. Ainda não havia lido sobre esta série, mas fiquei bem curiosa para saber mais apesar do número de livros das continuações. É um livro de um gênero que gosto bastante e por ser pequeno, creio que seja uma leitura rápida também. A capa deste livro é de arrepiar!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafaella.

    Será que essas mortes não estariam ligadas a algum tipo de sacrifício?

    Com certeza não é uma tarefa nada fácil para a detetive, por ter que ligar todos esses pontos e decifrar esse enigma sanguinário.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa!
    Amo também histórias policiais e fico APAIXONADA quando as editoras tem o cuidado com a capa e diagramação. Eu comprei recentemente "O vilarejo" do Raphael Montes e socorroo, que livro perfeito (ameeei mto), com as imagens e capa maravilhosas, agora só quero livro assim rsrs
    Gosto de me prender também com o livro e acabar de ler bem rápido.
    Vou tentar ler assim que possível!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que leitor nunca leu um livro de uma série sem ter lido o primeiro? Eu já, e ainda bem que não influenciou.
    Bom, é a primeira vez que leio sobre o trabalho da Anne, e confesso que não é uma leitura do meu agrado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, a obra não conta com nada de inovador em relação ao gênero, mas a autora conseguiu dotar a protagonista com uma profundidade muito bem vinda para o leitor. Além disso, o país no qual a trama discorre é inegavelmente diferente e instiga o leitor a continuar com a leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros policiais também, acho bem interessante e sempre prendem atenção.
    Fiquei curiosa para saber o que está acontecendo será que são vampiros? Não sei, mas fiquei curiosa e estou louca para ler essa séries

    ResponderExcluir
  7. Rafa!
    O ruim de séries é isso, né? E você não é burra não, apenas não prestou atenção, só isso...mas que bom que deu para fazer a leitura e é um livro que surpreende.
    Gosto muito de livros com mistério a ser resolvido.
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Sou do tipo que ama uma questão a ser resolvida. Livros com aquele arzinho de dúvida e suspense sempre foram os meus prediletos,pois me arrepiavam os cabelos da nuca e me provocavam um desconforto estranho na barriga.
    E senti exatamente isso lendo a resenha de o Números de azar. Senti que ficaria interligada a investigação de Hanne,senti que também não sossegaria em achar o "assassino do sábado à noite".
    Descobrir de vez esse mistério e esse final surpreendente...melhor ainda.Também amei a capa bem elaborada e espero que os erros de revisão não sejam tão graves.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de adorar livros policiais Ultimamente eu tenho evitado séries porque eu não aguento ficar esperando continuação então ultimamente só estou lendo livros únicos mas mesmo assim esse livro não conseguia chegar muito minha atenção é certo pela capa que me conquistou de primeira

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Também já pedi livros que por a historia ser interessante e pelo impulso, acabei nem pensando em ver se tinha outros livros antes, mas achei legal que deu certo ler esse livro mesmo ainda não tendo lindo o primeiro, adoro um bom livro de detetive e esse logo me chamou atenção, fiquei curiosa para ler e achei interessante temos uma historia que se passa na noruega !!

    ResponderExcluir
  11. Que livro tenso, so li a sinopse, mas ja deu um frio na barriga. Não conhecia a autora, mas a curiosidade é quase impossível, tenho que ler esse livro. E espero me surpreender muito com o final.

    ResponderExcluir
  12. Ola!
    O livro e bem intrigante, tem uma premissa é uma sinopse incrível. Já me deixou bastante curiosa, já que gosto de livros que envolve mistério e suspense.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!