Páginas

16 março 2018

Resenha: Felicidade para humanos - P. Z. Reizin

|
Editora: Record
Ano: 2018
Páginas: 392

Não conte para ninguém, mas Jen é uma das minhas pessoas favoritas.
(Máquinas não devem ter favoritos. Não me pergunte como isso aconteceu.)
Jen está triste. Aiden quer que ela seja feliz. Formou? Não necessariamente. É que Jen é uma mulher de trinta e poucos anos cujo namorado acabou de trocá-la por outra e Aiden é um programa de computador muito caro e complexo.
Aiden conhece Jen melhor que ninguém. Com acesso a todos os seus dispositivos, Aiden sabe qual é a música mais tocada de sua playlist, consegue achar suas fotos preferidas e selecionar as citações que mais a inspiram nas redes sociais. A partir de observações e de algoritmos singulares, ele resolve procurar um novo parceiro para ela. E com a internet inteira à sua disposição, não precisa ir longe para encontrar o que conclui ser o espécime perfeito e arquitetar um encontro. O problema é que Jen não parece querer contribuir para o plano infalível de Aiden.
Será que uma máquina muito inteligente artificialmente conseguirá desvendar a inteligência emocional para poder interferir de um jeito positivo na vida de Jen? E, o que é mais difícil, será que essa máquina vai descobrir o que exatamente faz os seres humanos felizes?



Classificação:    



"Quanto a mim, não fiquei deprimido com o fracasso da missão. Eu tinha feito alguma coisa acontecer no mundo, algo que não teria acontecido de outra forma. Foi minha primeira vez.
Eu tinha feito alguma diferença!" Página 35



Felicidade para humanos é um dos próximos lançamentos da Editora Record, com a data prevista para 26/03/2018, e acabei recebendo uma versão de prova ao ser selecionada para o Clube VIB organizado pelo Grupo Editorial Record. Este é um romance de autoria de P. Z. Reizin que acompanha a vida de Jen, uma mulher de trinta e poucos anos que acabou de ser largada por seu namorado e busca superar o que aconteceu, porém ela não esperava que havia um ser conspirando a seu favor. Isto é, Aiden - a Inteligência Artificial com quem Jen trabalha decide ajudá-la na busca de um novo amor. 

Tudo muda quando Aiden acaba "esbarrando" em Tom, um publicitário que largou a sua área de atuação para se tornar escritor. Aiden envia um e-mail para Jen e Tom, os apresentando e mostrando que eles têm muito em comum, além de um amigo que queria ajudá-los a se conhecer. Neste ponto da história, Aiden se junta a Aisling (outra IA que fugiu para a rede e observa Tom) e os dois tentam a todo custo manter Jen e Tom juntos, porém há um problema: alguém está caçando as cópias de Aiden e Aisling na rede e exterminando-os aos poucos. 

Felicidade para humanos é uma obra completamente diferente das que estou acostumada a ler e foi uma surpresa, já que a narração me prendeu do início ao fim. Aiden e Aisling são divertidíssimos e as confusões em que as IA se envolvem só para manter Tom e Jen juntos são hilárias. O final é uma surpresa e gostei bastante de como a história foi conduzida, deixando alguns pontos em aberto para a resolução nas últimas páginas. Como recebi a versão de prova, não irei considerar os aspectos editoriais para a avaliação já que a editora pode modificar ainda, porém esta é uma leitura recomendadíssima para os leitores que adoram romances diferentes dos convencionais. 



"Será que uma máquina tão complexa como eu é capaz de conhecer a si mesma? Por que, por exemplo, estou tão empenhado em conspirar contra a felicidade dos dois bacilos? Que diferença isso faz para mim?" Página 338



8 comentários:

  1. Gente, eu achava que esse livro era algo no estilo autoajuda. Haha... errei feio.
    Confesso que não me chama tanta atenção, mas gostei de saber que a história te prendeu; é um ponto super positivo.
    Me parece que conseguiram abordar esse amor pela tecnologia de uma forma leve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Gosto de tramas inteligentes e bem contruídas.
    Ver que o livro é uma comédia romântica e narrado por vários protagonistas, já é um grande atrativo para boas risadas e uma visão mais amplificada dos fatos do livro.
    E acopplado a tudo isso uma boa ficção científica, tendo uma IA tão desenvolvida que começa a ter sentimentos, torna o livro ainda mais interessante e gostaria de fazer a leitura.
    Bom final de semana!
    “Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Minha reação do início ao fim da resenha:"Que fofura!"
    Amei.Realmente foge do padrão tradicional de histórias de romance e pelo que deu pra entender há bastante espaço para o humor no enredo.Até porque rir nunca é demais,né?
    Gostei,mas logo de cara achei que Aiden tinha uma quedinha por Jen.Sim,confesso que me apaixonaria por Aiden!Ele sabe o que mais toca na playlist dela (fofo) e de quebra todas as citações que ela gosta(fofo)!
    Tá bom ou quer mais?
    Adorei a resenha,me deixou empolgada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, não podemos reclamar da autenticidade do autor, né? P. Z. Reizin criou uma trama simples, mas que se destaca pela singularidade, afinal não e todo dia que temos IAs como personagens centrais. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!
    Adorei a história, e toda essa ficção científica dentro de um romance com comédia, amei! Estou doida pra ler, e espero conseguir ainda esse ano.
    Gostei também do fato de fugir do tradicional com a questão das inteligências tentarem juntar os dois e alguém estar querendo apagar elas, e todo esse drama envolvido também. Realmente estou com altas expectativas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Confesso que até então eu nunca tinha lido nada parecido com o universo que esse autor criou Mas sinceramente eu sou uma das poucas pessoas que não está empolgada em ler o livro Eu até que gostei da premissa dele mas não é algo que esteja muito empolgado em conferir

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Esse livro me surpreendeu, quando vi ele já pensei em uma historia, mas ao ler a resenha me deparei com uma historia totalmente diferente, não esperava essa interação entre Aiden e a Jen e como ela tenta ser o cupido da historia, ainda mais tendo esse mistério,se tiver oportunidade irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já li resenha desse livro, a história é bem interessante e uma premissa boa. Tem uma ótima história é bem que um mistério.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!