Páginas

07 janeiro 2018

Resenha: Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

|
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 280

Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua.

A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.

Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.

Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.



Classificação:      



"Os olhos dela estão pregados no meu rosto, mas continuo olhando para o bloquinho com a pontuação. Minha mãe passou a noite inteira assim, me observando, como se eu fosse um quebra-cabeça a ser montado. Ou talvez eu esteja ficando paranoica. Talvez seja a culpa que sinto por estar sendo tão egoísta, por querer ficar com Olly mesmo agora. A cada instante que passamos juntos, aprendendo uma coisa nova. Vou me tornando uma pessoa nova." Página 121


Confesso que soube da existência de Tudo e Todas as Coisas por causa da adaptação cinematográfica e desde então fiquei interessada em lê-lo. Este foi um dos primeiros livros que pedi em parceria com a Arqueiro e não me arrependi já que a história é diferente de tudo o que estamos acostumados a ler. 

Maddie é uma garota de dezessete anos que vive em uma "bolha", literalmente falando. Para sua mãe e a enfermeira que cuidam dela entrarem em contato com a garota é preciso passar por um processo para tirar de seu corpo quaisquer resquícios do mundo de fora, já que Maddie é alérgica a tudo. Sua mãe é médica e descobriu a doença de Maddie quando ela ainda era um bebê, então a garota não tem qualquer memória de como é estar fora de casa. 

A jovem estava conformada com sua limitação e não se deixava abater, sempre estudando e lendo tudo o que podia, já que não havia outras coisas que pudesse fazer para ocupar a mente e o tempo que ela tinha de sobra, porém tudo muda quando um caminhão de mudança chega à sua rua. Dele desembarca uma família, seus novos vizinhos, e ela sente uma conexão com o garoto da casa ao lado. Apesar disso, eles demoram um pouco para se aproximar, mas contrariando tudo o que a mãe de Maddie gostaria, Carla permite que Olly passe a visitar a garota durante as tardes, após passar por todo o processo de "limpeza". Aos poucos essa amizade evolui para amor e Maddie está disposta a arriscar uma vida de cuidados por apenas alguns minutos fora de casa para conhecer o mundo. 


"Quero dizer que é por causa dele que estou aqui. Que o amor nos abre para o mundo.
Antes de conhecê-lo, eu era feliz. Mas agora estou viva, e as duas coisas são bem diferentes." Página 160



Demorei um pouco para ler Tudo e Todas as Coisas desde que recebi da editora e me arrependo amargamente. O livro é sensacional, os personagens são bem trabalhados, a narração é fluida e os recursos gráficos que a editora usou na obra são fenomenais. Os capítulos são bem curtinhos além de contarem com a troca de e-mails e mensagens entre Maddie e Olly, que são a sua forma principal de comunicação. O desfecho é algo que nunca imaginei durante a leitura e isso me deixou pasma, como a autora conseguiu trazer a tona algo que o leitor jamais imaginou, sem dúvidas foi a melhor parte da leitura. Estou bem interessada em ver o filme e sei que vai desgraçar meu psicológico, então estou esperando um pouco para embarcar nessa viagem sem volta. 

Essa edição está perfeita, a capa/filme é linda e mostra ao leitor a ligação entre Maddie e Olly. Há também uma parte do livro que conta com algumas imagens do filme, dando ao leitor uma base para imaginar as cenas as quais está lendo. Como já falei, a diagramação do livro está perfeita, assim como a revisão. Tudo e todas as coisas é um livro de leitura obrigatória para os amantes de romance, mas acreditem nada é o que parece ser. 



"A cada dia que passa estou mais forte. Não sinto nenhuma dor, a não ser no coração, mas venho tentando não usá-lo. Mantenho as cortinas fechadas. Leio meus livros existencialistas e niilistas. Não estou com paciência para os que fazem de conta que a vida tem sentido. Não estou com paciência para finais felizes." Página 220


7 comentários:

  1. Também conheci essa história vendo o trailer do filme, e é algo que chama a atenção, porém não tive curiosidade nem de ver o filme nem de ler o livro, porém tem uma premissa bem interessante, afinal não é algo que você ver em histórias de livros por ai, uma garota que vive literalmente numa bolha se apaixonar e arriscar sua vida pra realmente viver.

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Quando ainda tinha parceria com a NC, tive oportunidade de ler os primeiros capítulos do livro e na época, lembro de ter me identificado muito com Madeline, pois não tenho a doença que ela tem, mas de certa forma, tenho minhas limitações físicas e que dificultam, hoje em dia, sair para conhecer o mundo, como fazia antigamente e fico mais tempo em casa...
    Acredito mesmo que seja uma leitura fofa, o primeiro amor, querer conhecer as coisas que nunca teve oportunidade de viver, enfim, gostaria de terminar a leitura.
    Desejo Um domingo fabuloso e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Chega de velhas desculpas e velhas atitudes! Que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Raffa, tudo bem?
    Eu ganhei este livro em uma promoção, e ainda não sei o que eu estou esperando para pegar para ler. Vi muitas resenhas super elogiando a estória e acho que será minha próxima leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. EEEEEEita e esse trecho da pág 220 com o livro tendo 280!!!!
    quase sinto um spoiler, mas ao mesmo tempo fico na dúvida se não é tipo uma pista falsa sobre o final da história
    hehee

    Adorei a capa, o cabelo dela, adorei também saber que a autora é Jamaicana!

    Eu nem tava ligada que tinha um filme, mas agora vou até ver o trailer rs

    VÉÉÉÉEÉÉÍ ela sai de casa!!!
    ok, tô mega curiosa agora!!!

    adorei a resenha

    Bjs e até
    o//

    ResponderExcluir
  6. Sou um pouco parecido com a protagonista não ao problema dela mas eu tenho um pequeno problema em ficar fora da minha zona de conforto recebi esse livro de presente de uma amiga mas eu ainda não terminei a leitura mas até agora minhas expectativas estão supridas e já estou de olho em outro livro da autora

    ResponderExcluir
  7. Tudo e todas as coisas é o tipo de filme que engana. Pela sinopse, a impressão é de uma história ao estilo de produções como A culpa é das estrelas, Como eu era antes de você e Um amor para recordar. Mas não é bem isso. Não é um longa para chorar com a certeza de um final triste. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite, dos melhores filmes drama , porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!