Páginas

20 novembro 2017

Resenha: A vida que enterramos - Allen Eskens

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 272

A única coisa que Joe Talbert deseja é terminar o trabalho da faculdade: entrevistar um estranho e escrever uma breve biografia. Com os prazos se aproximando, o garoto decide ir a um asilo para encontrar o tão desejado objeto de trabalho. Lá ele conhece Carl Iverson e logo a vida de Joe vai ter mudado para sempre.
Veterano da Guerra do Vietnã, desenganado com apenas alguns meses de vida, Carl foi internado na casa de repouso em liberdade condicional devido ao estágio avançado de câncer depois de trinta anos preso pelos crimes de estupro e assassinato. À medida que escreve sobre a vida de Carl, principalmente sobre o período que o homem passou na guerra, Joe começa a ter dificuldade de conciliar o heroísmo do soldado com os desprezíveis atos do criminoso.
Acompanhado de Lila, sua vizinha cética, Joe se lança em uma busca pela verdade, mas lidar com a mãe perigosamente disfuncional, a culpa de deixar o irmão autista sozinho em casa e uma lembrança assustadora vão malograr seus esforços.
Fio por fio, Joe começa a desfazer a intricada tapeçaria do crime de Carl, mas, quanto mais se aproxima das reais circunstâncias do crime, mais nós aparecem. Joe vai conseguir descobrir a verdade ou já é muito tarde para escapar?


Classificação:       




"Um estuprador e assassino. Eu havia ido ao Solar à procura de um herói e, em vez disso, encontrei um vilão. Certamente ele teria algo para contar, mas eu gostaria de escrever sobre essa história? Enquanto meus colegas de turma apresentariam relatos da vovó dando à luz no chão sujo, ou do avô vendo John Dillinger em um saguão de hotel, eu escreveria sobre um homem que estuprara e matara uma garota e depois incinerara o corpo dela em um galpão." Páginas 12 e 13


A vida que enterramos é um thriller fantástico, lançado no Brasil em 2017 pela Editora Intrínseca e de autoria de Allen Eskens. O autor é advogado criminalista e isso se mostrou presente em sua narrativa e me fez gostar muito mais da leitura, já que tenho interesse em seguir nesta área profissional. 

Nesta obra conhecemos Joe Talbert, um jovem que busca um recomeço longe de sua mãe bipolar e seu irmão autista, porém ao mesmo tempo que ele quer se afastar, frequentemente é puxado à sua origem para salvar o irmão dos surtos de sua mãe e seu namorado da vez. Quando Joe decide ir a uma casa de repouso para entrevistar um idoso e escrever a sua biografia para um trabalho de faculdade, não imaginou que iria ficar cara a cara com um homem condenado pelo estupro e morte de uma garota de quatorze anos. Conforme a diretora da casa de repouso, Carl seria o único candidato que estava com a mente intacta para responder as perguntas de Joe, porém a sua história não seria nada fácil de se conhecer.

Aos poucos, Joe ganha a confiança de Carl que garante que contará apenas a verdade sobre a morte de Crystal Marie Hagen, e agora com a ajuda de Lila - sua vizinha - Joe busca todas as informações documentadas sobre o caso na época do julgamento para confrontar a história contada por Carl Iverson. Ao mergulharem nessa história, cada vez mais parece que Iverson foi condenado por estar no lugar errado e na hora errada, mas ele apressou o julgamento e não fez a mínima questão na época, então isso faz com que Joe queira descobrir a verdade e o motivo pelo qual o homem não se defendeu das acusações quando podia. 


Sou apaixonada por thrillers, isso é fato, mas A vida que enterramos é, sem dúvidas, um dos melhores que já li. O autor vai apresentando as informações aos protagonistas em doses homeopáticas e deixa os leitores ávidos por mais fatos que afirmem, ou não, que a condenação de Iverson foi certeira. Joe é um personagem que busca a verdade acima de tudo e o fato de ter crescido em um lar desestruturado, sendo a única pessoa com quem seu irmão mais novo pode contar e apesar da pouca idade carrega nas costas o peso do mundo. Em um ponto da história, tudo parece fazer sentido até que há uma guinada e faz o leitor ficar frustrado, porém o desfecho é impressionante - assim como o livro em geral. Tudo neste livro é perfeito, desde a capa que mostra um cenário presente na leitura, a narração de Allen Eskens e a história criada pelo autor são fantásticas, os personagens bem trabalhados e todos com um propósito para ajudar o leitor a desvendar o que aconteceu com Crystal em seus últimos dias de vida. A revisão está boa, assim como a diagramação e todo o trabalho editorial, este é um livro que indico para todos os tipos de leitores e principalmente para os amantes de um bom thriller


"- Por alguma razão, Carl parece interessado em falar com você. Eu não entendo, mas ele parece disposto a se abrir. Talvez ele conte a você o que aconteceu no Vietnã. Se ele realmente falar a respeito, você vai entender. Nem a pau Carl Iverson poderia ter matado aquela menina." Página 88


6 comentários:

  1. OI.
    Eu já preciso ler esse livro, a história realmente promete ser forte e eu já estou com um pouco de pena dele, por tudo que terá que passar, o caso de estupro também não deve ser fácil de ouvir, mas eu não vejo a hora de saber tudo o que aconteceu, se o senhor é inocente e se eles conseguiram as provas para isso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Uau!
    Faz tempo que não vejo um livro policial tão bem escrito, estruturado e verossímil que dá mesmo vontade de acompanhar a jornada de Joe e Lila até o final cheio de adrenalina e ação, mesmo que não seja tão surpreendente.
    Já anotei aqui para poder ir em busca.
    Uma semana carregado de luz e paz!
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Já tive muito interesse em histórias de investigação e crimes, mas hoje acho que não é bem o que procuro. No seu caso, que almeja a carreira advocatícia, é sem dúvidas mais interessante. É sempre legal quando um livro te puxa e te conquista até o final, te deixa nessa ânsia de descobrir tudo. Acho que é o tipo de história que eu presentearia a quem gosta do gênero, mas no momento não leria.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adoro histórias investigativas super Adorei a temática desse livro apesar de ter ficado um pouco no desenrolar da sinopse mas eu acho que essa leitura realmente valeria a pena

    ResponderExcluir
  5. Que história forte, gostei muito. So achei um pouco desnecessário colocar o drama familiar, o irmão autista, pois a història central do personagem ja é bem focada na entrevista e no senhor que muda a vida dele, para mim não peecisava incrementar. Mas mesmo assim quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gosto de livros que haja um suspense e mistério. Esse me deixou bem empolgada como o personagem para descobrir de fato a verdade história real por trás desse julgamento. Já anotei na minha lista de leitura e estou desejando ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!