Páginas

09 fevereiro 2013

Resenha: Desenrola - Juliana Lins & Rosane Svartman

|
Edição: 1
Editora: Agir
ISBN: 9788522011384
Ano: 2011
Páginas: 232

Priscila tem dezesseis anos e é uma garota normal, mais normal do que gostaria. Mora com a mãe, que viajou a trabalho por vinte dias, deixando a casa pela primeira vez só para ela. É nesse curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças, da perda da virgindade até começar a gostar de alguém que, pela primeira vez, também vai gostar dela. Escrito a partir do roteiro do filme de mesmo nome que estreou em janeiro de 2011, Desenrola é uma divertida e emocionante comédia romântica adolescente, contada por essa menina que morre de medo do mar mas não pensa duas vezes antes de mergulhar nas aventuras mais doidas. É no meio de uma confusão de hormônios, sentimentos e expectativas que tudo rola.... E se desenrola!


Classificação:   

"A diferença entre esse momento crucial da minha vida e os outros foi que, em vez de pensar em sumir, desaparecer, submergir na minha banheira, essa foi a primeira vez que senti uma profunda e genuína vontade de trucidar alguém" Página 87


Desenrola foi um livro que eu estava com muita vontade de conferir, apesar de não ter visto o filme ainda. Quando vi em promoção não demorei muito para pedir, mas acabei me decepcionando um pouco com a obra. 

O livro conta a história de Priscila e seus amigos, cada capítulo é narrado por um personagem e este usa a linguagem com gírias e tudo o que tem direito. Os adolescentes estão sendo controlados pelos hormônios, principalmente a nossa protagonista que é filha de pais separados e vive com a mãe. Quando a mãe de Priscila anuncia que irá viajar por algum tempo e deixá-la sozinha, esta faz a festa e percebe que está crescendo. 

Completamente apaixonada por Rafa, Priscila faz de tudo para chamar atenção do garoto mais velho. Até se aproximar de Tize, uma menina de sua sala que não gosta muito dela. Um dia Priscila e seu grande amigo Caco foram até uma festa e a garota resolve sair e procurar Rafa, acabam passando por um susto e começam a se conhecer melhor.

Um professor de Priscila, Tize, Caco e Boca passou um trabalho de pesquisa para que os garotos levantassem estatísticas sobre um determinado tema e o grupo escolheu pesquisar a quantidade de garotas virgens no ensino médio. Com essa aproximação entre Priscila e Tize, esta convida a protagonista para acampar e novamente Priscila se mete em uma encrenca e Rafa a salva. 

Porém uma pessoa começa a descobrir que está se apaixonando por Priscila e acaba fazendo algumas surpresas para ela. Será que a protagonista irá deixar todo o seu amor por Rafa e perceber que pode ser feliz com outra pessoa? Como falei, ainda não assisti o filme, mas tenho muita vontade. O livro não me agradou muito porque a história é bastante superficial, porém a diagramação e a capa me encantaram. Algumas fotos dos personagens no filme estão nas páginas que antecedem os capítulos a acabam situando o leitor com relação aos atores e seus personagens. Acredito que não gostei muito do livro porque já passei da fase adolescente e todas as paranoias da Priscila já não fazem parte das minhas preocupações, mas quem tem seus 14 ou 15 anos poderá gostar bastante de Desenrola, afinal, deve estar vivendo tudo isso agora. 

9 comentários:

  1. Eu não tenho me interessado no momento por leituras adolescentes, mas pelo que li, me interessei em ver o filme ;D

    ResponderExcluir
  2. É um livro que eu leria, gostei do tema. Vou assistir ao filme e ver no que dá.
    Adorei a resenha, beijos.

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu nem sabia que tinha um livro de "Desenrola", pra mim só existia o filme. Nunca assisti, mas quem sabe um dia desses eu vejo.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi o filme, é muito bacana, mas nem leria o livro! Tem resenha do filme no blog:

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    e confesso que gostei do filme ^.^

    ResponderExcluir
  5. Essa foi a primeira resenha que li sobre este livro, nem sabia que existia. Eu gosto de livro que contam aventuras adolescentes, no entanto, se Priscila for meu "lenga-lenga"' talvez eu não vá gostar.
    Ainda não assisti o filme também, mas quem sabe agora eu veja.

    Beijos

    Rafa
    Blog Melody

    ResponderExcluir
  6. Ah eu assisti o filme ate que foi legalzinho mas acho que nao iria ler o livro não.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa do livro! E essa foi a primeira resenha que li do livro! Já assisti o filme e gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. Adoro histórias juvenis, mas essa parece ser bem morninha. Pretendo dar uma chance apenas ao livro.

    ResponderExcluir
  9. Hum já tinha visto esse livro e acho que não quero lê-lo. Talvez você esteja certa ao dizer que não tenha gostado por ele se dirigir a outra faixa etária, eu costumo não me simpatizar mais com persobagens tão adolescentes també,. Ah nem sabia que tinha filma O.o kkk a desligada rs

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!